+55 (11) 2189-0555
+55 (11) 5185-2733

Principais Tipos de Fusões de Empresas

As fusões contemplam os processos em que duas empresas se unem, tornando-se uma terceira pessoa jurídica. Elas podem ser de 5 tipos diferentes. Veja a seguir os detalhes de cada um deles:

1. Fusão Horizontal
Esta é a modalidade de fusão entre empresas que competem diretamente entre si em um segmento. Elas são realizadas a fim de ampliar o poder ou participação de mercado.

2. Fusões verticais
Este é o tipo de fusão entre empresas que operam dentro de uma mesma cadeia de suprimentos. O propósito de uma fusão do tipo vertical geralmente está em fornecer um controle de qualidade mais apurado e maior eficiência na comunicação entre os diferentes estágios da cadeia de suprimentos.

3. Fusões de Extensão de Mercado
Este regime ocorre entre empresas que comercializam as mesmas mercadorias ou serviços, mas que operam em mercados diferentes. O intuito de uma fusão de extensão de mercado é ganhar acesso a um mercado mais amplo, pela combinação dos públicos das empresas, ou seja, atingir mais consumidores em potencial.

4. Fusões de extensão de produto
Esta modalidade, por sua vez, compreende empresas que comercializam bens ou serviços relacionados entre si e que operam dentro de um só mercado. O resultado desta fusão é uma associação de produtos que ajuda na conquista de mais consumidores dentro daquele mercado-alvo.

5. Fusões de Conglomerados
Esta fusão acontece entre empresas que não compartilham aspectos produtivos em comum. Por sua vez, a fusão de conglomerado é subdividida em dois tipos:

  • A pura, que une empresas que operam em mercados distintos.
  • A mista, que compreende negócios que visam ampliar linhas de produto ou mercados-alvo

Tipos de aquisições empresariais
As aquisições representam a comercialização do poder acionário de uma empresa. Elas podem ser de dois tipos:

1. Aquisições amigáveis
Nesta modalidade de aquisição, há concordância dos executivos da empresa alvo ao longo da etapa de due diligence por parte da empresa adquirente, uma vez que estes enxergam custo-benefício na transação.

2. Aquisições não amigáveis, ou hostis
As aquisições hostis, por sua vez, compreendem a aquisição da maior parcela do capital de uma empresa no mercado aberto, à contragosto do Conselho Administrativo da empresa em aquisição.

Agora você já sabe quais são os tipos de fusão e aquisição de empresas. Mas contar com o auxílio de um profissional é sempre melhor! Entre em contato e fale com nossos consultores!

www.tgs-compass.com
https://t.me/TGSBrasilCompass
https://www.linkedin.com/company/tgs-compass
https://www.instagram.com/tgscompass/

MAIS NOTÍCIAS

#gestao
#gestaoempresarial
#empreendedorismo
#contabilidade
#assessoriacontabil
#educacaofinanceira
#fusoes
#instituiçõesfinanceiras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPT_BR